TransAlenTTejo comemora 10 Anos com edição Rally

Decorreu em Évora, nos dias 5, 6 e 7 Abril a primeira edição do TransAlenTTejo Rally.

Esta edição foi preparada para comemorar os 10 anos do TransAlenTTejo, que em 2009 seria o primeiro evento off-road com navegação GPS em Portugal. Na sequência de um novo hype das provas a roadbook, e da participação regular dos fundadores da Horizon Adventures nas provas do Campeonato Nacional de Rally Raid, surgiu a ideia de fazer uma edição inédita do TransAlenTTejo.

Desde logo foram iniciadas conversações com a estrutura do R3 – Roadbook Rally Raid, para a componente de preparação dos roadbooks, e monitorização do progresso dos participantes nas 3 etapas do TransAlenTTejo Rally. Uma parceria que se veio a confirmar de excelente valor acrescentado e de enorme agrado dos participantes.

Importante reforçar que se tratou de um Rally não-competitivo, ou seja, não há troços cronometrados e a velocidade é irrelevante (excepto para a aplicação de penalizações por excesso de velocidade).

 

Conclusão

No final do TransAlenTTejo Rally a satisfação dos participantes era evidente, depois de 3 dias de trilhos desafiantes e divertidos, excelente ambiente entre os participantes, boa comida e alojamento e hotel 4*.

A componente de monitorização em tempo real dos participantes foi uma novidade muito bem acolhida, que aumenta a segurança do evento e permite umas disputas saudáveis pelos lugares cimeiros (os que se enganam menos). Um valor acrescentado que pretendemos manter nas próximas edições, para todos os participantes, bem como prémios simbólicos para os melhores classificados em cada dia.

 

Próximas edições:

c  24º Raid TransAlenTTejo

10, 11, 12, 13 Out 2019 (4 dias | 800 km | Navegação GPS)

http://horizonadventures.pt/pt-pt/tours/offroad/raid-transalenttejo/

c   2º TransAlenTTejo Rally

27, 28, 29 Mar 2020 (3 dias | 600 km | Naveg Roadbook e GPS)

http://horizonadventures.pt/pt-pt/tours/rallyraid/transalenttejo-rally/

Etapa 1 :: Évora > Monsaraz > Évora

Enduro/Rally 193 km | Adv Bikes 164 km

O ponto alto deste dia foi o almoço junto ao lago do Alqueva, e o passeio de barco com vistas magníficas e as historias sobre o Alqueva .

Etapa 2 :: Évora > Rio de Moinhos > Évora

Enduro/Rally 202 km | Adv Bikes 153 km

A mais técnica das etapas, na qual os participantes exploram a Serra d’Ossa num percurso sinuoso e de enorme prazer de condução.

Etapa 3 :: Évora > Montargil > Évora

Enduro/Rally 213 km | Adv Bikes 192 km

Uma etapa mais rolante e mais rápida, sendo a única em que a chuva nos brindou com alguma intensidade.

 

Participação feminina

Não podemos deixar de destacar a presença de 3 participantes na categoria Senhoras.

A Eglé Gerulaityté da Lituânia e a Cláudia Pereira e Elisa Vaz de Portugal. Todas elas cumpriram integralmente o percurso Enduro/Rally, com exceção de 1 subida de 400m com elevada inclinação, na qual (tal como outros participantes) seguiram o percurso alternativo (com penalização).

 

As categorias

Rally – navegação exclusivamente por roadbook

Raid – navegação exclusivamente por GPS

 

As classes

Enduro/Rally – motos de enduro / rally até 450cc

Adventure Bikes – motos trail acima de 600cc

Quads – qualquer cilindrada

 

As regras

Para todas as categorias e classes as regras são idênticas às regras Hobbie do Campeonato Nacional de Rally Raid. Em resumo, o que conta é a navegação, e fazer o percurso sem enganos. Há penalizações por atrasos nas horas de partida, enganos de percurso e excesso de velocidade nas zonas de velocidade limitada. Todas as penalizações são convertidas em distância.